quinta-feira, 1 de setembro de 2011

A 8ª maravilha do mundo se chama MICROONDAS


Olá a todos,



Bom, vocês devem estar se perguntando o motivo do microondas ser a 8ª maravilha do mundo. Fiquei matutando qual seria o melhor título para esse post e fiquei em dúvida entre vários. Concluí que esse conseguiria expressar exatamente o que eu queria.
Esta matéria vai para você que não tem qualquer intimidade com aquele eletrodoméstico de bocas e forno na sua cozinha: O danado do F-O-G-Ã-O. Você acha muito complicado a parte do “mexer sem parar em fogo brando” ou “põe em fogo médio por 10 minutos e deixa esfriar”? Então, meus caros leitores, eu apresento-lhes o microondas, que para alguns desavisados, pode sim substituir perfeitamente um fogão. 


Logicamente que vai depender do aparelho e de suas funções, mas no geral vocês poderão cozinhar TODO TIPO DE ALIMENTO nessa maravilha do mundo moderno. Digo isso por experiência própria, já que passei 5 meses preparando todas as minhas refeições em microondas. Então, se você tem que se virar sozinho, não sabe pilotar um fogão e não quer viver de lasanha/pizza pronta Perdigão, nem CUP NUDLES, esta é uma matéria que vai lhe interessar muito.
A preparação do alimento, na verdade, é quase igual a quando você cozinha da maneira tradicional, mudando apenas (e essa é a melhor parte) o fato de que é mais prático. Você tem que primeiro querer fazer algo comestível e não adianta dizer que não leva jeito, pois, pensando assim, sua comida vai ficar uma verdadeira gororoba. A base do tempero de qualquer comida, apesar das variações regionais e de gosto, consiste em um refogado de SAL, ALHO E CEBOLA. Nesse ponto vocês questionam: “o que danado é um refogado?”. Fiquem calmos, que o refogado consiste apenas em colocar numa panela o sal, alho e cebola, com uns fios de óleo e deixar “fritar” um pouco.
Mas de novo vocês me perguntam “Como vou refogar algo no microondas?”. E eu respondo que é do mesmo jeito que se faz com qualquer alimento: COLOCA DENTRO E APERTA “LIGAR” (hahaha). 
Digo a vocês que fiz de tudo em um microondas, passando pelo arroz, macarrão, lasanha, estrogonofe, purê e até carne.  Então, decidi compartilhar uma receita pra demonstrar que digo a verdade. Vamos fazer uma Carne Guizada (cozida) com batatas. 

 
Ela é bem simples de fazer e o grande segredo está em utilizar aqueles sacos que usamos no mercado pra colocar as verduras dentro. Esse saco vai manter a umidade geral do carne e das verduras enquanto cozinham e soltam os vapores d'água e é isso que vai cozinhar a carne, não fazendo com que ela fique "esturricada". É só seguir minhas instruções e vocês não vão explodir o microondas da mãe de vocês e, por conseguinte, não vão deixar ela uma fera.
Já estão se perguntando como vão colocar aquele saco dentro do microondas sem que ele derreta? Leitores, tenham fé!!! Vamos à receita?


 Vocês vão precisar de:


Ingredientes:



  • 500 g de carne bovina (ex. Alcatra)  em bifes finos;
  • 4 batatas médias descascadas e cortadas em 4 partes;
  • 1 cebola média picada (demore o tempo que precisar picando elas)
  • 1 tomate médio picado;
  • ½ pimentão pequeno picado;
  • 2 dentes de alho amassados;
  • 6 colheres (sopa) de extrato de tomate, diluído em 1 ½ xícara de água;
  • 1 caldo de carne;
  • 2 colher (sopa) de óleo;
  • Sal a gosto;
  • 1 sacola de embrulhar verduras no mercado.



Modo de fazer:



  • Junte em uma embalagem que possa ir ao microondas (aquele pote de sorvete de 2 litros que sua mãe sempre guarda é uma boa pedida) coloque o óleo, a cebola e o alho e o caldo de carne. Coloque no microondas em potência máxima  por 1 minuto (aqui está o REFOGADO)
  • Após terminar, junte no mesmo pote de sorvete utilizado a carne em bifes, as batatas, o tomate, o pimentão e uma colher de chá de sal. Misture com uma colher grande e deixe descansar um pouco pra o tempero apurar (5 minutos ta bom demais!)
  • AGORA VEM A PARTE PRINCIPAL! Coloque o pote de sorvete dentro da sacola de embrulhar verduras. Na ponta do saco, dê um nó (que ficará para cima) e com a ajuda de um garfo, fure a parte superior do saco várias vezes, de modo a deixar sair os vapores que irão se formar.
  • Coloque, em potência máxima, por 12 minutos no microondas. Esse tempo será necessário para cozinhar tudo.
  • Após isso, retire do microondas tudo, desfaça o nó (com cuidado, por causa dos vapores quentes) e adicione a mistura de extrato de tomate na xícara de água dentro do pote: Em seguida dê outro nó.
  • Coloque mais uma vez no microondas por 7 minutos. PRONTO!
  • Com cuidado, retire do microondas e coloque a carne em um recipiente apropriado. Você vai verificar q ela vai estar cozida e com molho bonito. O sabor, garanto, vai estar ótimo também.

Agora é só chamar todo mundo pra saborear essa maravilha e se gabar do seu talento na cozinha!


Tebni Albuquerque
Equipe GastroRadar

4 comentários:

  1. hummm...isso tudo (tirando a salada neh) foi feito no microondas??
    então pq a gnt tem fogão em ksa???
    rsrsrsrs
    gostei mtu da praticidade das coisas, n precisa ficar sujando um monte de panela...o saquinho a gnt joga no lixo dps q acabar...
    bom, prometo q vou fazer uma carne dessas qnd minha mãe n quiser cozinhar p mim xD
    espero q esse saquinho realmente n exploda!!
    =]
    aguardo as próximas dicas ^^

    ResponderExcluir
  2. Muito Legal ! Adorei a dica ! Vou tentar fazer em casa !

    Catarina

    ResponderExcluir
  3. ahhahahahahah velhos tempos de cozinhar em microondas...ehehehe mas antes dele Tebni a outra maravilha do mundo é o saco à vácuo, bom demais !!!

    ResponderExcluir
  4. Realmente Sthephani....uhauhah...microondas e saco a vácuo tão travando uma disputa dificil pra definir quem fica em 8º uhauha
    ass. Tebni

    ResponderExcluir

Comentários sujeitos à moderação.