segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Ajudinha pra acordar dia de segunda-feira?



Segundona aí, bate aquela velha e boa preguiça de início de semana. Vamos acordar? Que tal um cafezinho?! A receita de hoje é especial: bolo de café com chocolate. Especial porque ela me guarda muitas lembranças boas!

Primeiro de tudo, quem me ensinou essa receita foi a minha mãe e uma coisa muito engraçada que aconteceu foi que, em vez de eu colocar um xícara de café DI-LU-Í-DO bem forte.. eu interpretei “filha, agora coloque uma xícara de café bem forte” como sendo “uma xícara de café em pó”. Resultado: o que seriam umas 3 ou 4 colheres de café instantâneo.. virou uma XÍCARA! =o Na hora minha mãe não sabia se ria ou se concentrava em separar o café em pó do chocolate em pó! Eis que no final o bolo ficou delicioso como todos os bolos que ela fazia.. só ficou um pouquinho forte xD Desde então eu aprendi a diferenciar o café!

Segunda razão da importância dessa receita pra mim: meu namorado. Antes de começarmos a namorar, naquela 1ª fase, sabem? Estávamos no aniversário de um amigo em comum e eu levei esse bolo! O detalhe foi que eu ERREI a receita, só Deus sabe porque, e o bolo não cresceu! Qual a importância disso? Ele adorou o bolo e ainda perguntou se era um brownie! Preciso dizer mais nada né?

E por que essa receita? Porque é início de semana. A cafeína é o estimulante legal mais utilizado no mundo. Ela estimula, dá energia e torna a pessoa mais alerta. Atenção! Um cafezinho tomado com moderação, por favor! Ninguém aqui quer ficar hipoglicêmico ou hipertenso ß malefícios do café se tomado fora de controle! Combinado? Vamos à receita!

Bolo de café com chocolate

Ingredientes:
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 200 gramas de manteiga (temperatura ambiente)
- 2 xícaras de açúcar
- 1 ½ xícara de chocolate em pó
- 1 xícara de café solúvel bem forte (atenção aqui!!! hehehe)
- 3 ovos
- 2 colheres de fermento (caso a farinha não possua fermento)

Modo de fazer:
- Bate tudo no liquidificador, coloca numa forma untada e enfarinhada e leva ao forno pré-aquecido.

Cobertura de chocolate:
- 1 xícara de açúcar
- ½ xícara de chocolate em pó
- 1/3 xícara de leite
- 2 colheres de manteiga
- 1 colher de chá de essência de baunilha
- Leva tudo ao fogo baixo por 5 minutos e coloca no bolo ainda quente.

DICA: Lembram da receita do bolo de cenoura??? Aquela calda de chocolate combina demais com esse bolo também! Aliás, ela combina com tudo, concordam? =D


Bom apetite!

Mariana Rodrigues
Equipe GastroRadar

Um comentário:

  1. Os bolos de café com chocolate que meu amor fazem são muuuuito deliciosos!
    Mesmo 'errando' a receita, ela acerta =)
    Isso é um dom, hein! =D

    Te amo muito!!

    ResponderExcluir

Comentários sujeitos à moderação.